O segmento de franquias, é um tipo de negócio que tem crescido a cada ano no país.

Segundo a ABF (Associação Brasileira do Franchising), o mercado de franquias no Brasil faturou mais de R$40 bilhões entre abril e junho de 2018. Esse excelente desempenho se deve pelas sazonalidades e vendas do período, mas principalmente pela retomada da expansão das franqueadoras, que ajudaram muito a alavancar o resultado em comparação a 2017.

Neste artigo, vamos abordar como está o mercado de franquia do Brasil as tendências para os próximos meses, pois entendemos que esse é um assunto muito relevante e de extrema importância para quem pensa em investir em franquias de crédito, considerada um dos investimentos mais seguros para aplicar o seu dinheiro.

Veja o que será discutido neste texto:

  • Mercado de franquias no Brasil nos últimos anos;
  • Desempenho do Franchising Brasileiro em 2019;
  • Tipos de franquias mais interessantes para se investir;
  • Investir em franquias ou abrir uma empresa do zero?
  • Mercado de franquias no Brasil nos últimos anos

O Brasil conta com mais de 50 anos de história e experiência no ramo de franquias, sendo um tema constante na mídia brasileira de empreendedorismo e negócios. Para ter uma ideia de como o nosso país é referência no assunto de franquias, de acordo com dados da International Trade Administration, no ano de 2016 o Brasil era o 4º colocado entre os países com a maior quantidade de marcas de franquias e o 6º com mais unidades franqueadas.

É um mercado bastante desenvolvido e com suporte legal, através da Lei de franquias, que beneficia o empreendedor estabelecendo todas as informações necessárias que o franqueador deve transmitir ao investidor interessado em abrir uma franquia.

Temos também a Associação Brasileira do Franchising (ABF), responsável por informar e fomentar o mercado de franquias no país, representando os interesses do setor em conjunto ao governo. Essa associação fornece dados e resultados das empresas do setor todos os anos.

Para o ano de 2018, a ABF apontou que houve melhora nos índices de confiança, retomada da expansão e graças aos investimentos em inovação, o faturamento do setor de franchising alavancou.

Com um faturamento total de R$ 174,8 bilhões, 7,1% maior em relação a 2017, o setor demonstra um crescimento constante nos últimos 5 anos, evidenciando a segurança em se investir nesse segmento.

Desempenho do Franchising no Brasil em 2019

De acordo com a ABF, até julho deste ano, o crescimento do franchising vem se mantendo estável com crescimento de 7,5% em relação aos dois últimos anos e o setor de franquias permanece gerando muitos empregos, um aumento de 2,05% em comparação ao 4º trimestre do ano anterior, que registrou a marca de 1,224 milhão de empregados e de 2017, com 1,2 milhão.

Houve também um aumento de abertura de novas franquias, 3,7% de novos negócios em relação a primeiro trimestre do ano passado.

Qual a melhor franquia para investir? Franquias mais rentáveis 2020:

Franquias Boticário

O Boticário é uma das maiores franquias do país segundo dados da ABF. Contando com muitos pontos de venda no país, a marca foi responsável por originar diversas outras de destaque como a Quem Disse Berenice e Eudora.

Franquia Havaianas

A marca de chinelos mais famosas do Brasil começou como algo pequeno e se tornou um dos negócios mais rentáveis do setor com lojas em diversos países. O ponto forte da marca é sua reputação e nome, que garantem uma segurança e perenidade nos negócios.

Melhores setores para abrir uma franquia

Outros setores que se destacaram em 2019 foram o de Alimentação, Serviços Automotivos, Casa e Construção e o setor de Comunicação e Eletrônicos. Isso tende a se repetir em 2020.

Esses segmentos têm demonstrado inovações e tendências bastante pertinentes, um exemplo é o caso do setor de Alimentação, que adotou um sistema de franquias em quiosque. Mostraram-se fáceis de se montar, gerir e geram bons retornos financeiros.

Já em 2018, os principais setores foram Entretenimento e lazer, Hotelaria e turismo, e Serviços e outros negócios.

Os melhores formatos de franquias em 2020

Apesar do franchising por inteiro ser um mercado lucrativo e que tende a se recuperar através de diversos meios, há formatos específicos que ganharão destaque. Os que ganharão maior destaque serão aqueles que estiverem mais conectados com inovação e tecnologia e os de baixo custo.

Home Based

Com a situação de isolamento, muitos negócios começaram operar através de trabalho remoto. Isto levou a uma reflexão de que a probabilidade de crescer o número de pessoas trabalhando remotamente é bem grande.

Isto não se aplica apenas a funcionários, mas a empreendedores e donos do seu próprio negócio. No mercado de franquias, há diversas redes que oferecem o modelo Home Based, em que a operação do franqueado é feita remotamente através da tecnologia.

Este formato tem crescido constantemente e se apresenta como uma grande probabilidade de aumento de atuação. Optar por investir em uma franquia Home Based é manter sua autonomia de gestão conforme seus horários e costumes e facilitar o ambiente de atuação.

Microfranquias

Um fator determinante para o sucesso do franchising brasileiro é seu caráter de inovação e de renovação de tendências a cada ano. Um exemplo disso é a ascensão das microfranquias.

Também chamadas de franquias baratas, são negócios que exigem o investimento máximo de R$ 90 mil. Por serem consideradas versões enxutas de unidades de franquia, demandam menor capital de investimento por parte do franqueado e são adaptáveis a mais pontos comerciais.

Com condições favoráveis para empreendedores com pouco capital, as microfranquias vêm aparecendo com mais intensidade nos últimos anos. Segundo dados da ABF, o número de microfranquias no Brasil aumentou 45% entre 2013 e 2016. E assim como os quiosques, as microfranquias também apresentam opções variadas de negócios. No Brasil, cerca de 600 marcas já oferecem unidades de franquia nesse molde.

Os segmentos que são tendências 2020

No relatório anual da ABF de 2019, três segmentos se destacaram em meio aos diversos do franchising. O crescimento destes segmentos é reflexo do aumento da inovação provocado pela evolução tecnológica do mercado.

Segmento de Alimentação

O segmento mais destacado do franchising, continua crescendo cada vez mais e se projeta como tendência para o ano de 2020. Segundo os dados da ABF, o crescimento de 1,4% no número de redes se deu em grande parte pelo segmento de Alimentação.

Apostando em inovação e auto transformação, o segmento continua sendo uma ótima opção para investidores. Com o crescimento pela demanda de produtos veganos e vegetarianos e oferecimento de produtos sustentáveis, as áreas para exploração só aumentam.

O mercado de alimentação ainda se destaca pela alta demanda de delivery que obteve destaque durante a quarentena e que reforça sua força. Devido ao surgimento de diversos nichos, é possível empreender no segmento em áreas ainda pouco exploradas e com baixa concorrência.

Comunicação, Informática e Eletrônicos

Com um aumento de 5,1% no número de unidades, o segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos se projeta como grande tendência para o franchising em 2020. A diversificação nos formatos foi essencial para o crescimento do setor.

Dentro das causas para este segmento se destacar como tendência para este ano está o fato de obter várias opções em formato Home Based. Grande parte das franquias do setor oferecem aos franqueados a possibilidade de atuar remotamente.

Devido a este fator, o crescimento da atuação em home office resultará em um maior aumento no número de negócios neste formato. Portanto, investir em uma franquia da área é acompanhar as transformações do mercado e do comportamento das pessoas.

Casa e Construção

Junto com Comunicação, Informática e Eletrônicos, o segmento de Casa e Construção foi um dos principais destaques no aumento do faturamento anual. Com uma alta de 6,9%, o setor contou com os dois segmentos para gerarem impacto no retorno dos negócios.

Neste segmento também há opções de microfranquias e formato de Home Based, onde haverá grande procura. É possível investir em uma franquia do segmento sem ter muito capital, adquirindo uma franquia barata e rentável.

Investir em franquias ou abrir uma empresa do zero?

Sem dúvidas investir em franquias é mais interessante, e uma das principais vantagens em relação a começar um negócio do zero é que o modelo de franquias já traz consigo o negócio muito bem definido e estruturado. O empresário que opta por esse segmento não está adquirindo somente a marca, mas sim todos os procedimentos, identidade visual e técnicas que já vem sendo desenvolvidas e aprimoradas.

Além disso, o investimento para divulgar a marca é baixo, porque a marca já é consolidada no mercado e possui seu próprio departamento de marketing.

Caso fosse construir uma nova marca, o empreendedor precisaria ter mais paciência, dedicação e trabalho para conquistar o mercado até que começasse a dar lucro, além de ser necessário investir um valor muito maior do que seria ao investir em franquias.